Textos copiados da internet

Infelizmente, ainda que eu solicite, alguns alunos ainda insistem em copiar textos da internet para cumprir com o seu dever de estudante. O que mais me indigna, é o fato da falta de consciência acerca desta questão. Entendo que, quando jovens, não consigamos compreender a necessidade de se estudar, pois, o que mais tenho dito em sala de aula é que, em momento algum, se deve colocar a "nota" em primeiro plano, pois, de nada vale um "10" senão for acompanhado do conhecimento. Quando estive na faculdade, me vi, por diversas vezes tentado em copiar textos da internet e apresentar como meu trabalho, mas, logo em seguida, eu refletia e chegava à conclusão de que não importava se meu professor iria descobrir, o importante é que eu estava deixando de aprender, pois, se copio um texto da internet e faço algumas modificações para não evidenciar, aquilo que para mim poderia ser muito útil naquele momento, a minha "preguiça", isso me demonstrava que eu também tinha a capacidade de construir meus próprios pensamentos. No desenvolvimento do T.C.C. foi a mesma coisa, me vi tentado à encomendar um trabalho feito, mas havia outro motivo no qual pensei sobre isso, eu estava doente e não tinha condição de pensar sobre qualquer outra coisa que não fosse a minha doença, mas, felizmente eu estava rodeado de pessoas com um caráter "nota 10", minha esposa, meu amigo Valmir e outros, que me aconselharam a não fazer aquilo, comecei a refletir mais uma vez acerca da questão, então decidi, bem ou mau eu iria fazer o meu trabalho, pois, seria uma oportunidade única para que eu reafirmasse o meu gosto pelo estudo, Enfim, fiz meu trabalho, onde na apresentação, o leitor que me conhecia, pois, o mesmo tinha sido um dos meus professores e, na apresentação, ele disse: "é possível perceber que foi você quem fez este trabalho, pois, a linguagem é a mesma do começo ao fim e, pelo que te conheço, percebo que foi você quem fez". Ouvindo isso fiquei muito mais feliz, e tinha a certeza de que meu trabalho estava de acordo, diante disso, fiz minha defesa com muita confiança no que dizia. Minha nota foi "9". Daquele momento em diante percebi que por mais difícil que seja o trabalho, o aluno tem a orientação de seu professor para auxiliá-lo, de modo que seu trabalho possa ser desenvolvido da melhor forma possível. Bem, um conselho à todos que pensem em se utilizar desse meio, não é uma boa opção, pois, dessa forma você deixa de aprender, e o que é mais importante, você demonstra para o seu professor a sua indiferença no seu próprio aprendizado. 

Pensem nisso!