A morte de Sócrates


Sócrates foi condenado à morte em 399 a.C., segundo seus acusadores, o filósofo estaria corrompendo os jovens e introduzindo culto à novos deuses. Após ouvir que seria condenado à morte, Sócrates disse o seguinte: “chegou a hora de separar-me de vós e de irmos, eu a morrer e vós a viver. Quem leva a melhor parte? Vós ou eu?”
O que podemos entender com essas palavras? O que estará por detrás do desejo de alguns homens em serem lembrados pela eternidade, será a crença de que seu espírito seguirá pulsando no “monte olimpo” reservado àqueles heróis ou filósofos que desejam estar ao lado dos deuses? Por qual motivo Sócrates acreditou ter “levado” a melhor diante de seus acusadores.
Bem, segundo a crença deste filósofo, podemos afirmar que o motivo é o qual está descrito acima, pois, segundo afirmava o filósofo, “se eu não acreditasse encontrar na outra vida deuses tão bons e sábios e homens melhores que os daqui, seria injusto ao não sentir pena em morrer. Porém, sabei que espero reunir-me a homens justos.”
Sócrates tinha razão, seu espírito continua pulsando, em “outra vida” a qual, são todos os momentos da história da humanidade, posteriores à ele.